sexta-feira, 30 de abril de 2010

Coluna Informativa

Cinema

Filme de Pedro Almodóvar


  Um dos filmes mais instigantes e transgressores da obra de Pedro Almodóvar  " A Lei do Desejo" , é uma ode a paixão e ao sexo, levados ao extremo.  Provocante, marginal o filme encerra a fase mais criativa e cáustica do diretor espanhol. A partir de então, Almodóvar conquistaria fama mundial, lapidaria a sua obra, perdendo a linguagem crua que permeava com humor corrosivo as suas personagens.
O filme traz uma galeria de personagens complexos, labirinticos nas suas identidades e segredos. Todos eles são movidos pelo ímpeto do sexo, atirando-se  ao precipício latente do desejo.   Tina  (Carmen Moura) , mulher  doce e pacional na sua essencia, é no reflexo do seu espelho, um homem sofrido, que quando criança foi sexualmente molestado pelo pai. Para viver esta paixão incestuosa, submeteu-se a uma cirurgia para mudança de sexo, tornando-se um transexul.  Pablo ( Eusebio Poncela), irmão de Tina, é um bem sucedido diretor de teatro e cinema. No seu vazio, usa a cocaina para fugir as verdades dos sentimentos, nutre uma paixão por Juan (Miguel Molina), mas não é correspondido em seu explendor e sentimento.  Finalmente Antônio (Antonio Bandeiras), um jovem impulsivo à procura de sua identidade, luta contra sua homossexualidade, mas se deixa levar pela paixão logo transformada em obsessão, por Pablo.  E num contexto passional, repleto de ciladas e armadilhas sentimentais, que se forma o triângulo fatal entre as três personagens, envolvidas nos impulsos irresistíveis do sexo e da paixão. 
   Nunca a tragédia do amor derrubou tanto os preconceitos como em  "A Lei do Desejo"
   O filme não é considerado o melhor de Pedro Almodóvar, mas é um dos mais cultuados por seus admiradores e pelos críticos.

    O início do filme  é já um afronto que prepara a platéia para o que viria. Na primeira cena, um belo rapaz aparece de costas, nu, tocando o seu corpo e se masturbando conforme ordena uma voz. Constrangido, mas pronto para cumprir o seu papel, o rapaz toca-se em gestos obcenos, quase pornográficos. Encerra-se a filmagem e o modelo nu, conta o seu dinheiro.   As personagens contaminam os espectadores com suas verdades, ditas com um humor cáustico, lancinante, em um cenário barroco. Pablo, tina e uma garotinha ( Ada ) trocam momentos de ternura e amor, formando a família possível dentro do universo de cada um. exótica, diferente,é o retrato da nova família que os tempos gerou, onde pai e mãe, nem sempre correspondem ao que decretara a natureza, mas os sentimentos.


Confira imagens do filme


A paixão levada ao extremo

Os desejos falam mais altos , loucuras são cometidas !


Que traumas a vida pode nos deixar ?



Fonte : virtualiaomanifesto.blogspot.com/




 Antonio Banderas




Pedro Almodóvar recebendo o Oscar
                                                                     



  Amigos Surubeiros,

   Decidi fechar o mês de abril assim, divulgando cultura.  Este filme eu assisti e realmente vale a pena !  É um excelente filme.  Nem todas as locadoras disponibilizam os filmes de Almodóvar,  principalmente este, qué é antigo, mas não custa tentar !

   Todos os meses  encerraremos assim o blog ; Com um informativo cultural para vocês !

 


   SURUBEIROS,
       Também divulgando cultura e entretenimento