A nudez castigada
A nudez de Vénus encontra-se alheia a qualquer ideia de erotismo, como comprova seu longo cabelo que lhe cobre o sexo, ou a mão, que esconde seus seios.
Pintado por Sandro Botticelli, no final do século XV a composição da tela lembram as representações cristãs do batismo de Cristo
A pintura procurou captar, a altura do nascimento da deusa Vénus.
Colocada no centro da composição, a Deusa ergue-se sobre uma concha que se aproxima da costa, empurrada pelo doce movimento das ondas e acompanhada por dois personagens, tradicionalmente associados aos deuses do vento que tentam imprimir a Vénus a sua essência divina.
Do lado oposto encontra-se a figura de Flora ( que representa os valores cristãos ) que procura cobrir a deusa com um longo manto florido.
O quadro de Sandro Botticelli , encontra-se exposto na Galeria dos Uffizi em Florença.
Vénus na verdade era Afrodite, a deusa grega da beleza e do amor. era muito cultuada e suas festas eram chamadas de afrodisíacas , sendo celebradas por toda a Grécia, especialmente em Atenas e Corinto.
No templo da deusa em Corinto, praticava-se a prostituição religiosa. O sexo com as prostitutas, geralmente escravas, era considerado um meio de adoração e contato com a Deusa
De acordo com um mito, Afrodite nasceu quando Urano (pai dos titãs) foi castrado por seu filho Cronos, que atirou seus testículos ao mar, então o semêm de Urano caiu sobre o mar e formou ondas chamadas de (aphros), e desse fenomeno nasceu Aphroditê De ("espuma do mar").
A concha seria o semem ?
Alguns identificam como a representação da vagina
O fato é que os gregos achavam um absurdo termos vergonha do nosso próprio corpo...