domingo, 22 de agosto de 2010

Coluna Informativa


Turismo

Rio Grande do Norte


 Natal

   A Cidade do Sol tem uma área de 172 km2 e uma população estimada em 800 mil habitantes.  Devido a sua proximidade com a Linha do Equador e a sua condição geográfica, Natal apresenta temperatura média de 28oC e dias com até quinze horas de sol. Somente a partir dos anos 20, Natal começou a se desenvolver de maneira mais rápida.
   Durante a Segunda Guerra, as Força Aliadas aqui se instalaram. Em seus aviões, partiam para Dakar, na África, com destino ao conflito na Europa.
   Natal é hoje um dos principais destinos turísticos do Brasil. Suas dunas, praias e o fato de ter o ar mais puro das Américas atrai pessoas de todo o mundo.


Praia de Ponta Negra ( Natal )








    Ponta Negra é uma das praias mais conhecidas da cidade. É nela que está o famoso Morro do Careca, um dos mais belos cartões postais da cidade.



Rota da pegação gay (  seguindo esta rota você encontra uma praia deserta e sempre algo a sua espera )


   
   A praia tem uma excelente infra-estrutura de hotéis, pousadas e restaurantes, além de ser palco de diversos agitos noturnos em toda sua orla.
  A orla, reurbanizada, é utilizada pelos visitantes que desejam caminhar, descansar ou apenas bater um papo com os amigos.




Praia de Genipabu ( Extremoz)





    Embora seja um dos pontos turísticos mais famosos de Natal, a praia de Jenipabu localiza-se na realidade em Extremoz, município que faz divisa ao norte de Natal.    
   Genipabu é, juntamente com Ponta Negra e Pipa, um dos locais que mais atraem turistas no Rio Grande do Norte.
    O que primeiro atraiu visitantes foi a beleza natural da região.   Além do mar de águas límpidas e mornas, protegidas por uma coluna de recifes que garante tranqüilidade para banhos, Jenipabu conta com dunas (fixas e móveis) que chegam até a água do mar, e uma lagoa de água doce, formada pela água que brota das dunas. A fama de Genipabu cresceu com os passeios de buggy por entre as dunas móveis.



 Os buggeiros conhecem os caminhos que causam descidas abruptas, provocando sensação de queda; os buggeiros sobem as dunas maiores até quase atingir o topo, e manobram o carro para que ele retorne pelo mesmo lado da duna (por vezes, o carro desliza lateralmente).
   Os passeios podem ser "com ou sem emoção".   Passeios "com emoção" significam velocidades mais altas, manobras mais radicais. Mesmo os passeios ditos "sem emoção" (o buggy vai mais lentamente, o condutor evita surpresas" valem a pena por conta das paisagens de Genipabu.

     A fim de aumentar a segurança dos passeios, apenas buggeiros autorizados pela Secretaria de Turismo podem ter acesso às dunas (bem como a diversas outras áreas do litoral). Após o passeio pelas dunas móveis, os buggies costumam fazer uma parada no topo das dunas fixas; desse mirante, é possível visualizar a Lagoa de Jenipabu e as praias de Jenipabu, Graçandu e Pitangui.




   A Lagoa de Genipabu, de águas límpidas, é aberta para banhos e conta com uma infra-estrutura de apoio; o acesso à Lagoa, entretanto, é feito apenas pela praia, não sendo possível descer pela duna. Ainda no topo das dunas fixas, é possível fazer um passeio de dromedário.   Os animais foram trazidos da África, e recebem tratamento especial para se adaptar ao clima de Jenipabu (que é mais úmida e menos quente que o deserto do Saara).



  Praia de  Pipa ( Não fica em Natal )


  
  
   Uma praia diferente, na qual misturam-se pessoas do mundo inteiro. É comum chegar como turista e virar morador. Pipa era uma quase inacessível vila de pescadores que virou uma vila do mundo.




Viajar é saudável !