quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Exibidos


Eles exibem o corpo,
mas muitos apreciam um outro detalhe...

Os cabelos loiros !





















































Observações :



Percentagem de pessoas de cabelos loiros em diferentes regiões da Europa, de acordo com o antropologista da universidade de Laval, Peter Frost. Quanto mais clara for a cor, maior é a percentagem de pessoas loiras naquela região.


Cabelos loiros no Brasil

   O principal componente europeu dentro da população brasileira é o português, que raramente possui cabelos loiros. 
    Por esse fator e, também, pelo alto grau de miscigenação, no Brasil os cabelos loiros são pouco comuns, porém é notável a sua existência. A maior concentração de louros no Brasil ocorre principalmente na Serra Gaúcha, no vale do Rio dos Sinos (Rio Grande do Sul) e no Vale do Itajaí (Santa Catarina)  devido à forte presença de descendentes de imigrantes alemães.
   Cabelos loiros também são encontrados entre brasileiros de ascendência norte-italiana e russa, localizados em todo o Sul e Sudeste do Brasil. Cabelos loiros também são encontrados nas populações da ascendência estadunidense em Sudeste e Nordeste do Brasil.    Há também a significativa presença em comunidades de origem polonesa e ucraniana, sobretudo no Paraná, além de uma minoria de origem portuguesa com cabelos claros, sobretudo aqueles de ascendência galaico-portuguesa. Há também zonas isoladas em que a população de cabelos naturalmente louros atinge níveis estatisticamente altos. Um exemplo paradigmático são os gangarras do Bandeira, grupo de agricultores pobres do agreste de Pernambuco, mais precisamente nos municípios de Santa Cruz do Capibaribe e Brejo da Madre de Deus, cujas origens parecem remeter à presença holandesa da época colonial[5][6].

   Aproximadamente 5% da população brasileira é naturalmente loira (fonte: revista Marie Claire de maio de 2007)