quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Informativos

Bairro da Lapa - Rio de Janeiro



     O bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, conhecido como berço da boemia carioca, também é famoso pela arquitetura, a começar pelos Arcos - conhecidos como Arcos da Lapa, construídos para funcionarem como aqueduto nos tempos do Brasil Colonial e que agora servem como via para os bondinhos que sobem o morro de Santa Teresa.
  
    O Aqueduto da Carioca é considerado a obra arquitetônica de maior importância do Rio Antigo e um dos principais símbolos da cidade. Ponto de referência absoluta para os amantes da vida noturna, uma das características marcantes do bairro é a harmonia com que convivem as mais diversas tribos musicais.
   Desde os anos 1950, quando começou a ser chamada de "Montmartre Carioca", a Lapa é palco de encontro intelectuais, artistas, políticos e, principalmente, do povo carioca, que ali se reúne para celebrar o samba, o forró, a MPB, o choro e mais recentemente, a música eletrônica e o rock. Como destaques da noite, existem os famosos Asa Branca, reduto principal do forró, os bares Semente, onde surgiram artistas como Teresa Cristina e o grupo Casuarina, Ernesto, Café Cultural Sacrilégio, além do destacado Rio Scenarium, do Bar e Restaurante Gabinete e do Carioca da Gema, onde reinam absolutas as rodas de samba.

 Não muito tempo,  foi inaugurada a Gafieira Lapa 40 Graus, na rua do Riachuelo, ao lado do tradicional Clube dos Democráticos, onde há espaço para o forró, o choro e o samba de gafieira.
   Para o público que prefere a música eletrônica e os shows de rock, destacam-se, dentre outros, a Fundição Progresso e o Circo Voador, reinaugurado em 2004.
   A Lapa possui uma infinidade de bares e casas de shows que atendem a todos os gostos. Só para se ter uma ideia da atual "efervescência" do bairro mais de 15 estabelecimentos comerciais foram abertos apenas em 2009.
 
  Nos últimos anos o bairro consolidou-se como o segundo maior destino de turistas estrangeiros na cidade, ficando atrás apenas de Copacabana.



____________________________________________



Nota do autor do blog


Revitalização / requalificação dos espaços urbanos


   Em qualquer processo de revitalização de um espaço urbano  o cuidado em não fazer um projeto sem entender o lugar, as pessoas e a cultura deste espaço é fundamental.
   Quando se pensa em processo de revitalização deve se pensar em melhorar a condição de vida das pessoas.   Fazer o novo conviver com o velho.   O elemento humano é fundamental em qualquer processo de revitalização.   A historia de uma grande cidade é a historia de seus diversos elementos: economicos, políticos,culturais,etc
   Uma cidade requer sempre novos planejamentos para se adaptar aos novos tempos.   O processo de construção / reconstrução de cada elemento da cidade é chamado de processo de construçao do espaço geográfico.   O valor de uso é o que faz o diferêncial.
  Os bairros nobres aqui no Brasil geralmante se encontram próximos ao centro da cidade.   Um espaço urbano pode resgatar um passado,  quando mantém seus antigos elementos.
   No caso da Lapa a questão cultural foi fundamental para a valorização e " requalificação"  da área.  São os movimentos sociais urbanos que motivam os governos a investirem numa região.  O centro, com o seu comércio não foi capaz de invadir a Lapa no sentido de modificar a sua característica peculiar : um bairro de entretenimento , residencial e onde convivem diversas culturas.  Com a nova revitalização da Lapa novas funções foram se agregando a este bairro,  como novas redes de comércio para atender  seus novos moradores.
  O principal ator da revitalizaçao urbana é o Estado. ele quem define em que setor da cidade vai investir, ele é quem produz a lei dizendo o que se  pode ou não fazer no espaço urbano.   A revitalização pode proporcionar um crescimento econômico na região,  porém nem sempre poderá ser boa para todos.
  Veja o exemplo da reforma Pereira Passos no inicio do seculo XX no centro do Rio de Janeiro em que os novos ocupantes foram os grandes empresários. dizimando as moradores tradicionais  daquele espaço urbano.
  Atualmente, é necessário fazer estudos sócio- antropológicos antes de iniciar uma revitalização urbana

   Não há nenhuma metrópole brasileira que, diante de mudanças econômicas pelas quais passou, conseguiu manter viva , a caracteristica peculiar de seu centro historico, como manteve a cidade do Rio de Janeiro. 
  Espaços que não perderam a sua identidade, os seus valores. O desenvolvimento econômico não foi capaz de anular as caracteristicas peculiares dos seus espaços.  O Rio de Janeiro, como metrópole é um exemplo, nesse sentido, para todo o Brasil , dizem os especialistas mais criticos deste país !
 
  Em qualquer lugar do mundo a cidade é um espaço de constante modificação,  isso é um fato, mas modificar e conseguir mater a sua identidade e não se desqualificar neste processo, é o grande diferencial !



O Gaylígola pretende não ser apenas um blog de visualização de imagens e videos eróticos , mas também levar um pouco de cultura e informação para o seu público.  


Quem é melhor informado menos aliendo fica !