terça-feira, 29 de junho de 2010

Coluna Informativa




Propaganda  da Skol é acusada de homofóbica !


 BELO HORIZONTE – O Ministério Público Federal de Minas Gerais (MPF-MG) classificou o comercial exibido na televisão da cerveja Skol de ofensivo.


  Na peça publicitária, uma “latinha falante” da Skol chama o torcedor da Seleção Argentina de Futebol de “maricón” [marica].

   A solicitação foi encaminhada à Companhia de Bebidas das Américas (Ambev), após um argentino – que mora em Belo Horizonte – entrar com uma representação contra a propaganda. Segundo informou a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), a peça publicitária da cerveja é duplamente discriminatória, pois discrimina os estrangeiros no Brasil, o que não é permitido pela Constituição Brasileira.
  Além do mais, tem o caráter homofóbico de forma pejorativa.

   Em nota, a assessoria de imprensa da AmBev informou que a peça publicitária denominada “Hermanos” foi exibida até o último dia 14, de acordo com o planejamento de comunicação da empresa para as propagandas da cerveja com temas referentes à Copa do Mundo da África do Sul.
    Por sua vez, o MPF-MG instaurou um inquérito para apurar as responsabilidades da produção e divulgação do comercial.

   Reincidência homofóbica – No ano passado, o salgadinho Doritos, da Elma Chips, também teve sua peça publicitária Doritos YMCA denunciada por prática homofóbica. Considerado preconceituoso pela Comissão de Ética do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), o órgão resolveu – em primeira instância – a sustação da veiculação do anúncio.
   No entanto, a 3ª Câmara do Conar Federal decidiu, no julgamento final, que o comercial produzido pela agência publicitária AlmapBBDO não era preconceituoso com os gays. “A liberdade de expressão não pode ser sacrificada em nome de uma comunidade”,  julgou o Conar. 



  Liberdade de expressão não deve ser  entendida como o "tudo pode ser dito ! "  pois mesmo numa democracia todos tem o direito de resposta quando ofendidos , isto está na nossa constituição  e comerciais como estes só ajudam a aumentar certos preconceitos numa sociedade tão preconceituosa quanto a  brasileira  !

Kaike Copa